google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 E-mail - A principal razão para aceder à Internet

E-mail - A principal razão para aceder à Internet

Apesar do crescimento exponencial de novas aplicações como o vídeo na Internet ou as redes sociais, a maioria dos utilizadores domésticos acedem à Internet para consultar o e-mail e pesquisar informações, segundo uma pesquisa da Gartner.

A sondagem contou com a participação de quase cinco mil utilizadores da Internet no último trimestre do ano passado, incluiu 18 países diferentes, de três regiões, diferenciando-se ainda três níveis de escolaridade e três níveis de vida. A consulta de e-mail e pesquisa de informação são os principais motivos pelos quais os utilizadores domésticos vão à Internet, seguindo-se a consulta dos serviços bancários on-line.

A partilha de fotos, vídeos e ficheiros apareceu, em toda a amostra, como a quinta principal causa para aceder à Internet, seguida do acesso a serviços de navegação e da realização de compras on-line. Existe, no entanto, uma faixa etária que tende a contrariar esta tendência e que permite “levantar o véu” acerca das características do acesso à Internet no longo prazo – a faixa etária dos 13 aos 18 anos.

Este grupo de utilizadores acede à Internet, maioritariamente, para fazer download de músicas, jogar on-line, actualizar e visitar blogues, aceder a redes sociais e aplicações de IM. “Em vez de ser encarado como um grupo que contraria a tendência vigente, os utilizadores dos 13 aos 18 anos devem ser vistos como precursores do que será a realidade de amanhã”, disse Elroy Jopling, director de pesquisa da Gartner.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem