sexta-feira, 27 de junho de 2008

Glossário de Estratégia e Marketing - Parte IV

termos marketing portugues
Marketing EstratégicoMétodo de marketing de uma empresa que pressupõe que os esforços de marketing servem para atingir os objectivos da empresa, identificando estratégias de marketing específicas para concretizar esses fins.

Marketing de Guerrilha (Guerrilla marketing)A estratégia de alvejar grupos pequenos e especializados de clientes de tal modo que as
grandes companhias não acharão que vale a pena retaliar.

Marketing Management (Gestão marketing)
Processo de análise, planeamento, implementação e controlo de programas conducentes a criar e manter relações de troca/transacção com grupos de clientes alvo ou, dito de outra forma, de levar à prática o Conceito de marketing para conseguir atingir os objectivos da organização no mercado. Ou seja o Marketing Management consiste no conjunto de actividade relacionadas com a implementação do Marketing Concept.

O marketing management está ligado à localização e medida da procura de um ou mais grupos de consumidores, para um dado produto e determinado período de tempo. Compete-lhe ainda orientar essa procura para um produto ou linha de produtos, desenvolvendo um plano adequado á sua venda, distribuição e promoção.

Marketing MixConjunto das decisões fundamentais de marketing no que diz respeito às principais variáveis de acção de que dispõe. O marketing – mix deve ser a tradução concreta das orientações definidas nas etapas anteriores e, nomeadamente, as respeitantes ao posicionamento do produto e acções prioritárias da estratégia; comporta, geralmente, quatro rubricas principais:

Produto (tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, etc.);

Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo);

Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do produto/serviço);

Preço (política de preço);

Marketing de NichoCaracteriza-se por uma estratégia de segmentação, através da qual a empresa se focaliza num só segmento. Existem semelhanças entre o marketing de nicho e o marketing segmentado, contudo a diferença existente situa-se ao nível do tamanho dos segmentos. No marketing de nicho os segmentos são menores. Um nicho define-se como sendo um segmento pequeno e distinto que pode ser atendido com exclusividade.

Esta estratégia de segmentação tem como objectivo desviar a empresa de áreas de mercado onde exista uma confrontação com outras empresas de dimensão e potencial maior para segmentos de mercado muito homogéneos nas suas preferências, mas de pouca dimensão. O marketing de nicho passa sobretudo pela especialização no cliente e na oferta em simultâneo. Normalmente, uma empresa com sucesso nesta estratégia, tende a tornar-se um grande líder, num pequeno segmento do seu mercado-alvo.

Marketing One-To-One (O2O)
O Marketing de um para um é o expoente máximo do tratamento personalizado ao cliente. Diálogo único que ocorre entre uma empresa e os consumidores individualmente, ou mais propriamente entre grupos de consumidores com necessidades semelhantes.

Marketing de PermissãoUm método de marketing pelo qual as empresas obtém permissão do cliente para falar sobre seus produtos ou serviços para eles. Conversando somente com os que consentiram ouvir, o marketing de permissão garante que os consumidores prestem mais atenção à mensagem de marketing. O termo foi cunhado pelo autor Seth Godin em seu livro ''Permission Marketing''.

ARTIGO COMPLETO
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte Final

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