terça-feira, 20 de agosto de 2013

O que é marketing de massas?


O que é marketing de massas? marketing one-to-one? marketing segmentado? marketing concentrado?

Marketing de massas 
Consiste em ignorar as diferenças existentes entre os consumidores, direccionando a acção para o conceito de consumidor médio, procurando uma política indiferenciada. Consiste em oferecer o mesmo produto, ao mesmo preço, com a mesma promessa e nos mesmos locais a todos os consumidores.

Marketing one-to-one
Toma em consideração as particularidades de cada indivíduo que compõe o mercado, direccionando a sua acção para uma actuação por medida.

Marketing segmentado
Consiste em dividir o mercado num número reduzido de subconjuntos, denominados segmentos, devendo cada segmento ser suficientemente homogéneo a nível de comportamentos, motivações, necessidades, etc. Os segmentos devem ser suficientemente diferentes uns dos outros de forma a justificarem a adoção de políticas de marketing distintas.

Marketing concentrado
Designa as estratégias de segmentação concentradas num único segmento. Ao contrário do marketing de massas (que não faz distinção entre os consumidores) e do marketing segmentado (que adopta politicas diferentes por segmento), o marketing concentrado escolhe um segmento e especializa-se no mesmo.

 
Artigos recomendados 
Publicidade Criativa - O melhor do marketing de guerrilha
Aprender Mobile marketing - Parte 1
Vender pela Internet - 6 simples passos para o sucesso

0 comentários: